segunda-feira, 29 de junho de 2020

série pandemia

A TEMPESTADE
O anúncio de uma tempestade escurece o horizonte. A névoa acinzentada nos cega e tudo que vemos é o ruído da ventania. Olho pela janela da minha casa e me pergunto sobre a salvação, se ela vem após a chuva.
Por hora ela ainda não chegou.
Todo dia durmo e acordo com medo e sei que não estou só, quando percebo isso no olhar das pessoas que eu amo. Gosto da minha vida com elas e temo por elas.
Temo de tal forma que me falta o ar, ao pensar no que pode vir a acontecer.
Sinto-me paralisada diante dessa chuva chegando e respeito seu tamanho.
Sei sim que ela é maior que eu. Por isso me aquieto.
Dizem que nas artes marciais saudamos o inimigo curvando-nos a ele, reconhecendo sua força.
Pois bem, reconheço que algo invisível pode roubar aquilo que me é precioso.
Por isso luto.
Luto em casa, limpando o que posso.
Luto me sacrificando todos os dias ao não abraçar minha mãe. E ao vê-la numa tela. Mas ela ainda está lá , penso aliviada.
Luto fazendo jantares virtuais com as amigas que adoro.
Luto aguentando meus filhos entediados, correndo pela sala, saudosos de seus amigos.
Luto enjaulada, é só o que posso fazer.
Mas ainda posso, então me vejo grande.
Luto ligando para quem eu prezo pedindo que se cuidem. As vezes me sinto feito bêbada que fica dizendo eu te amo toda hora desnecessariamente. Digo aos professores que tive que os amo, supervisores, minhas ex analistas , aos médicos que já me cuidaram: Cuidem-se.
E nessa fala percebo que lhes agradeço por estarem vivas. Por estarem em minha vida até agora.
E isso tem sido o bastante,
Essa semana começou com presos soltos e uma sociedade encarcerada. Essa semana começou com anuncio de óbito.
Mas essa semana começou, ainda assim. O sol chegou na minha casa pela manhã e eu pensei, por enquanto está tudo bem. E esse “por enquanto “ foi suficiente. E assim será.
Uma paciente médica me disse que estar em quarentena é uma sorte. Como ganhamos de nossos pacientes, eu pensei. E nessa frase ganhei um por enquanto. Um outro paciente me disse que era seu aniversário e ele não ia comemorar com os amigos, mas que dançaria com a esposa na sala. E esse foi meu por enquanto.
E com todos eles, hei de fazer uma eternidade.
Por que vírus são sazonais , mas meu amor pela vida dura enquanto ela existir.

HELENA CUHA DI CIERO
PSICANALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário