sexta-feira, 27 de junho de 2014

primavera.


Eu passo pela sala e e escuto meu filho cantar a canção de nick Cave que venho cantando  constantemente no ultimo mês .
Tenho essa urgência de ouvir vinte vezes a mesma música quando apaixonada por uma letra , o que contamina a casa inteira . Na sua voz de criança escuto"intomiaaaam" e percebo que canta into my arms com a mesma  entonação que cantarolo no banho . Fico contente por ter plantado algo de mim nele . E me dou conta que estou ali representada naquela melodia . Em seguida penso : Toda vez que cantar essa música filho , estarei renascendo dentro de você .
Assim como cada vez que uma amiga conta uma história divertida do meu passado , renasce a menina que e fui . Gargalhamos juntas de tudo o que vivemos até hoje , lembrando de nossas tolices , como nos vestíamos , de toda a nossa tragetoria de vida, dos tropeços , foras e das aventuras da nossa mocidade . Despedimo-nos dessa memória geralmente com a fala " que tempo bom , que não volta nunca mais'.
Mas a verdade é que volta . Não do mesmo jeito , mas numa recordação viva dentro da gente :um lugar para se reencontrar e renascer . Todas as pessoas que já fui , ainda moram dentro de mim , bebe , depois criança , depois moça mulher , mãe .  Não foram abandonadas nesse processo :  São elas as testemunhas do meu crescimento , da passagem do tempo . Quando  visito  a moça que fui em minhas memórias, me revitalizo , me sinto novamente cheia de vigor e volto para minha rotina me sentindo recheada pelas minhas experiências .
O tempo circunda e limita nossa vida. Não há como negar  , é observando o crescimento de nossos filhos que nos damos conta da velocidade em que tudo ocorre . Por vezes , aquele  que tenta ignorar a passagem do tempo , buscando ter sempre o mesmo rosto  torna-se estranho e até assustador , tal qual Dorian Grey de Oscar Wilde ou esses esternos adolescentes de cinquenta anos com o rosto inflexível pelas plásticas .
Não há como fugir , na linha da temporalidade que nos movimentamos .
Na luta pela sobrevivência o renascimento se faz absoluto e necessário . Assim como as plantas que para sobreviverem adaptam se á novas temperaturas , transformam-se , criam novas condições . Adaptar se é preciso para que possamos lidar com as perdas inerentes da condição humana . É renascendo que criamos condições e recursos para nossa evolução . São essas nossas ferramentas de luta . Palavra esta que lembra uma outra : luto .
Já dizia senhor Freud " somos constituídos por uma série de lutos " , não há como seguir na vida sem acumular  perdas , lutos . Perda de lugares , papéis . A filha que fui agora é mãe . E minha mãe renasce no carinho que tenho com meu filho, foi ela meu modelo.
Acho que é por isso que no aniversário costumam perguntar : quantas primaveras ? Ou seja : quantas vezes você renasceu ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário