sexta-feira, 31 de março de 2017

Sobre a teimosia da luz

Foi no filme Jackie que vi uma passagem linda que me fez pensar muito sobre essa história de religião. Ela pergunta ao padre logo que o marido foi assassinado se Deus existia mesmo. Conta que antes da morte do marido , perdeu também dois filhos . Ele responde a ela que quando escurece , antes de dormir se pergunta se o fim da vida se resume apenas á escuridão. Mas que no dia seguinte , quando nasce o sol, teimoso , nas primeiras horas matutinas ,depois de uma noite de pavor , ele insiste em passar um café.Essa insistência da luz em entrar ,seria entao a confirmação de que Deus existe.
Achei essa passagem tão rica. Algo nos faz acordar e seguir vivendo , passando o cafe , cofiando na luz do amanhã. Talvez essa foi a explicação mais coerente do que considero ser a divindade. Divindade é continuar insistindo pela vida , independente do Breu que costuma ser tão assustador.
Tambem gosto muito da passagem da peca as Centenarias na qual a morte diz á uma mãe que suplica pela vida de seu filho :

- Procure um pé de Mandacaru enraizado na casa de uma família que não tenha sofrido a perda de um filho, um ente querido, um pai ou uma mãe. Se você encontrar um lar na qual a dor da perda não tenha chegado, eu deixo seu filho sobreviver.
A mãe procura de casa em casa, e não acha nenhuma na qual a dor não tenha entrado ou pela porta da frente ou pela janela. O que acha é tanta gente para compartilhar sua tristeza , que compreende que não há o que fazer se não resignar-se e compartilhar o fato de que a morte é inevitável e sempre nos alcança.
O texto de Nilton Travesso é muito mais elaborado do que eu consegui reproduzir. Mas nada é mais lindo do que o que essa passagem transmite.
O que ajuda a gente a suportar a dor é saber que ela é universal.
Compartilhar é o caminho para suportar.
Resignar-se á dor é não temê-la. Emprestamos nosso corpo a ela , para que depois de um tempo ela nos abandone. O corpo fica mais forte assim. Cheio de vivências, e finalmente a luz volta , teimosa , insistindo para o tempo passar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário