segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Bela e a Fera



Se olharmos a Venus de Milo,representante da deusa do amor Afrodite, podemos notar que um de seus pés está coberto.Apenas um pode ser visto, o outro fica obscuro pelo véu de sua saia.
Hoje encontrei um amigo que disse ter conhecido uma moça linda que não lhe deu bola.Seus traços perfeitos dominaram toda platéia masculina de uma festa no sábado á noite.Inconsolável, pelos míseros cinco minutos de conversa que teve com a moça, meu amigo pediu conselho a um outro. Este,sabiamente lhe disse: Suas botas são horríveis.E meu amigo conformou-se com o fora que levou.Assim, ela teria algo de menos encantador, seus sapatos.
Enquanto ouvia essa história me lembrei de uma outra moça que conheci no cabelereiro,com quem conversei por um tempão.Dona de um rosto inquestionável ,a moça que acabara de se casar, me confessou algo:
Seu casamento havia sido lindo.Casou-se com alguém que amava e teve uma festa florida e cheia de amigos.Seu vestido lhe coube como uma luva. Tinha seu estilo. Rendado e ousado, parecia ter sido feito para ela.Em seguida houve uma avalanche de comentários a respeito do seu sapato. De fato, não havia nada a ser criticado além disso. Os belos traços da noiva eram fato.A alegria da festa também.Portanto,aqulo que era diferente ,ousado, sobrou para ser alvo de comentários: Seu salto, comprado com tanto amor para aquele grande dia.
Atire a primeira pedra quem nunca viu uma moça bonita e procurou rapidamente um defeito.Quando não há defeito, sempre os pés são procurados.Lembrei da crônica do meu amigo Léo Coutinho , sobre uma garota linda que ele sempre admirou.E que fantasiou que seus pés deviam ter joanetes, afim de suportar o fato de ela apenas o ver como amigo. Um dia, na praia, viu que eles também eram também belos.Que desconsolo.Pronto, nada havia a ser dito sobre ela.
A beleza inacessível provoca inveja, imediatamente.Gente é gente, já dizia minha analista . E gente é feita desse tipo de sentimento horroroso.Mas humano.
Me pergunto se a beleza da estátua de mármore não reside no fato de que um de seus pés está coberto. Será que é nesse pé escondido que depositam aquilo que não é visto, portanto, pode ser imperfeito?Então a Venus pode ser bela, pois há nela algo escondido?
Pois a beleza pode ser dolorosa. Explico: Frente a ela me deparo com aquilo que há de feio em mim, a inveja.Encontro a fera em mim quando vejo aquilo que não é belo.Portanto, me envergonho.
Ser escancaradamente bonito traz questões sobre aquilo que temo em esconder, ou em não ver. Pois ver algo que não tenho me faz lidar com a falta.E isso é doloroso.
Então a beleza pode também ser trágica, -Já dizia antunes filho-na medida que quem a vê lida com aquilo que sente falta em si mesmo.E quem a tem gratuitamente,muitas vezes paga um preço alto com isso.Como a noiva que conheci que teve de lidar com comentários não sobre o amor que tinha concretizado. Nem com o futuro que teria pela frente.Mas com o pobre do sapato.

2 comentários:

  1. Oi Le, como sempre, vc aborda assuntos interessantes, além de escrever muito bem...acrescentando, penso que a beleza em algum momento desperta sentimentos, podemos chamar de hostis, até entre as mais belas...veja, Afrodite, deusa do amor e da beleza, também passou por essa, pois, como conta a mitologia, expressou grande fúria quando se deparou com a beleza estonteante de Psiquê como também, numa outra passagem, com a de Perséfone. Esta última, por sua vez,enciumada pela beleza da ninfa Menthes, que atraiu a atenção de seu amado Hades, transformou-a numa planta para que se tornasse um vegetal...então, podemos concluir que a "coisa pega" até entre seus congêneres...bjão

    ResponderExcluir
  2. Gostei, é verdade. Lembrei da música do Gilberto Gil, em que a sereia é despedaçada, cada um quer um pedaço para si, às custas da beleza e da integridade do outro. Bjos Van

    ResponderExcluir