sexta-feira, 20 de março de 2009

Pequena notável.

GRATIDÃO.

Ela era pequena. Tão pequena que mal alcançava o fogão. Mas fazia a melhor comida do mundo .Criou-me até os 25 anos.Seu nome era Cidinha . Era famosa por seu gênio forte .Acho que esse foi o segredo de sua sobrevivência. Para lutar na vida, não podia ser mole. Vivia brava,muito brava.Mas nada era mais gostoso do que arrancar um sorriso daquela cara sisuda.
Cidinha serviu-me de muitas coisas boas além de comida: Afeto, valores.
Ela deixava a filha em casa , para poder trabalhar durante a semana conosco. A menina, assim como a mãe , era guerreira. E assim continua. Nunca reclamou da falta da mãe, e nem da proximidade da mesma comigo: Foi generosa o suficiente para dividi-la comigo. Coisa de gente nobre. De verdade. A verdadeira nobreza.Não aquela bobagem de sangue azul.
A nobreza que acrescenta, ensina e verdadeiramente enriquece. A nobreza que soma e não subtrai.
Quando soube de sua doença dispus-me toda. Achei que tinha que ser assim. E isso se confirmava com o terno sorriso que ela me dava ao me ver entrar no quarto do hospital. Tão macio quanto sua mousse de menta. Tão doce quanto seu bolo de castanha do pará.
Ao arrancar um sorriso de seu rosto cansado , sentia-me capaz de colorir aquele cenário triste.
Não sei se um dia ela teve uma homenagem, ou se alguém já escreveu algo sobre ela. Além de seu obituário domingo passado. Então escrevo aqui. Nesse espaço virtual, na tentativa de fazê-la imortal.
Nas minhas memórias ela nunca vai ser pequena.

3 comentários:

  1. amei le! muito lindo. serei sempre muito orgulhosa de vc!! sempre.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lê, por tudo em vida e póstuma. Ela gostava muito de você, a outra filha dela. Por vezes senti ciumes, pq vc à tinha por muito mais tempo que eu, mas isso fez com que fossemos sempre irmãs, na alegria e tristeza e também no descobrimento do mundo e nas artes de criança, lembra? Te amo muito, obrigado por tudo e seremos sempre família, grande beijo. Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. muito lindo. A Helena tem este sentimento que transborda e completa o vazio das pessoas. bjs

    ResponderExcluir